2º Festival Internacional LGBTQIA+

Competidores comemoram a existência de um festival diverso no esporte

Competidores comemoram a existência de um festival diverso no esporte

Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)

Com o sucesso da primeira edição, Santa Maria sediou mais uma edição do Festival Internacional LGBTQIA+ Voleibol Cidade de Santa Maria no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão. A competição iniciou neste sábado (17) pela manhã, e foi até as primeiras horas da tarde de domingo.  

A atleta do Osasco Voleibol Clube e embaixadora do festival, Tifanny Abreu, estará no CDM nos dois dias do evento. Na grande final, Galáticos venceu o Viva Vôlei A por 2 sets a 1 e foi o campeão do torneio pela segunda vez.


Embaixadora  

Atletas e o público visitante buscaram a atenção da madrinha oficial do festival, a primeira atleta trans a disputar jogos pela elite do voleibol feminino, Tiffany Abreu. Feliz com a responsabilidade de mais uma vez estar contribuindo com o evento.  

– O esporte é um local muito iluso, então tem que ter espaço para todos. Eventos como esse, para pessoas LGBTQIA+, são muito importantes para mostrar que nós também podem praticar esportes. Convido o pessoal de Santa Maria para vir assistir a final amanhã (domingo). Já estamos com os times e com esta torcida maravilhosa. E eu vou estar presente. 


Participantes 

Pela segunda vez, Guilherme Bicca Fagundes, 34 anos, está com sua equipe Battel Force Voleibol de Canos para competir. Ele comemora a vinda após o sucesso da primeira edição. 

– Não tem nenhuma competição que a gente consegue ser tão bem tratado como Santa Maria. A gente espera que seja como qualquer uma, e, Santa Maria, nos trata melhor – detalha Fagundes. 

Os integrantes da equipe Green Volley, de Porto Alegre, já colocaram nos seus calendários o festival. Éverton Selli da Costa, 37 anos, servidor público, é um deles: 

– Acho que estamos evoluindo, mas acho muito importante termos estes eventos direcionados para o público porque este público se sente mais a vontade para ser quem é. 


Competição 

São 11 times participantes, de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Júlio de Castilhos e Ijuí. Eles estão divididos em três grupos, dois com quatro equipes e um com três agremiações. A fase inicial terá confrontos dentro dos próprios grupos e os dois primeiros colocados avançam para formar dois triangulares. Depois, os campeões destas disputas se encontram na grande decisão.

Cerimônia de abertura 

Na abertura do evento, as autoridades presentes exaltaram mais uma edição fomentada pelo setor público. Estiveram presentes, além da embaixadora Tiffany Abreu, Deputado Estadual Valcedi Oliveira; Vereadora Luci Duartes e o vereador Rudys Rodrigues;  Gilvan Ribeiro, Secretário Municipal de Esporte; Jean-Pierre Chagas, organizador do evento; Rosalvo Sawitzki, diretor do Centro de Educacão Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria; Carlos Cimino, presidente da Federação Gaúcha de Voleibol; Marcia Scherer, Subsecretaria Estadual de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade.

O evento é organizada pela J Avila Eventos, e a competição conta com o apoio da prefeitura. Confira os participantes abaixo: 


Grupo A 

Green Volley - Porto Alegre
Viva Vôlei B - Santa Maria
Sparks - Porto Alegre
Vôlei Pró Futuro - Júlio de Castilhos

Grupo B
Fireballs - Porto Alegre
Ace Strike - Estrela
Eagles - Ijuí
Viva Vôlei A - Santa Maria

Grupo C
Battel Force - Canoas
Valeball - Porto Alegre
Galáticos - Porto Alegre



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nesta quarta, donos dos mercados votam se abrem ou não aos domingos em Santa Maria e outras 5 notícias Anterior

Nesta quarta, donos dos mercados votam se abrem ou não aos domingos em Santa Maria e outras 5 notícias

Mais de 600 pessoas cantaram os clássicos de Maurício Manieri neste sábado Próximo

Mais de 600 pessoas cantaram os clássicos de Maurício Manieri neste sábado

Geral